A determinação, envolvida de sonho, de ideal de partilha, de ânsia pela construção de saberes fez surgir o primeiro Colégio da Organização Souza Leão, no bairro do IPSEP, em 1965 – Colégio Barão de Souza Leão.

Os fundadores, a Professora Dulce de Souza Leão Araújo e o Sr. Mauro Azevedo Araújo, acreditaram na EDUCAÇÃO como investimento de formação do ser humano e, conseqüentemente, de um mundo melhor. Mudaram-se para o bairro de Candeias e fundaram a segunda unidade da Organização, no ano de 1975 – o Colégio Souza Leão.

Em 1980, após venderem o Colégio do Bairro do IPSEP, deram início à construção da Escola Nova Leão Diniz, estabelecimento modelo de ensino, evidenciado pelos parâmetros que norteiam a sua proposta educacional: formar cidadãos pensantes e capazes de gerenciar seus conhecimentos, baseando-se nos valores indispensáveis à vida humana.

O Souza Leão Positivo, inaugurado no ano de 1993, testemunhou a eficiência na área educacional de três décadas, priorizando a formação de cidadãos críticos e éticos.

O jovem casal Mauro Sérgio de Souza Leão Araújo e Sílvia Lúcia Cunha de Araújo abraçaram o sonho de participar da tão nobre missão de educar e fundaram o Colégio Souza Leão – Cordeiro, deixando em evidência, em seu projeto educacional, a importância de formar gerações, determinadas a vislumbrar os verdadeiros valores e testemunhá-los através de suas ações.

Em toda a história do Colégio Souza Leão, a união fica patenteada, mostrando que o ser humano não age individualmente e que a cooperação é a mola mestra do equilíbrio do universo.

Nossa escola está situada na rua Gregório Júnior, 261, bairro do Cordeiro, cidade do Recife, estado de Pernambuco.