futsal3

A criança, ao ingressar na escola, já traz consigo uma bagagem de conhecimento e está numa faixa etária de desenvolvimento de sua personalidade. Sendo assim, o todo que a rodeia, ou seja, as ações à sua volta, são de extrema importância para toda a sua vida.

É nessa fase que precisamos proporcionar segurança, autoconfiança e dar-lhe oportunidades para o desenvolvimento da criatividade, expressividade e raciocínio.

A criança é um ser ativo, capaz de construir seus conhecimentos, criando e elaborando hipóteses sobre o meio em que vive. Mas é preciso que haja estímulos, incentivos.

Respeitando o estágio de desenvolvimento da criança, é possível começar, desde muito cedo, a colocá-la diante de situações que exijam reflexão, tomada de posição, enfim, que estimulem o senso crítico e ajudem a sua formação como cidadã. Os referenciais motores são a base do desenvolvimento cognitivo e afetivo. Devido a essa questão, a prática desportiva se torna essencial à vida da criança. Numerosas pesquisas sustentam a idéia de que importantes características da saúde e performance são melhoradas na infância como resultado de atividades físicas.

O desenvolvimento de componentes motores básicos possibilita à criança experimentar várias combinações de movimentos, dando a ela um acervo-motor amplo e facilitando muito o aprendizado de desportos.

O futsal se caracteriza por exigir técnicas individuais, totalmente influenciadas pelos componentes motores de coordenação, equilíbrio e ritmo, habilidades técnicas abertas em relação ao meio ambiente, durante a execução dos movimentos, onde o ambiente é variável e imprevisível, no decorrer da ação, além de habilidades cognitivas, onde o importante são as decisões sobre qual movimento fazer em um curto espaço de tempo.

Você também poderá gostar...

natacao
NATAÇÃO
danca-ginastica
GINÁSTICA E DANÇA
judo
JUDÔ